Copyright © Um Tesouro no Céu
Design by Dzignine
sexta-feira, 22 de maio de 2009

Remorso ou Lamento?

 
É melhor fazer e se arrepender ou se arrepender do que fez? Qual a melhor escolha para as nossas decisões? Talvez tenhamos que conviver com as duas, ou melhor, não conviver com nenhuma delas. Inicialmente, com o suporte do dicionário, entenderemos o significado dos substantivos lamento e remorso.

O primeiro quer dizer lamentação interminável, que importuna e que a nada leva; queixume; queixa; ato de falar de modo triste; falação longa e fastidiosa em que são evocadas desgraças de toda sorte por alguém que deseja ver-se atendido naquilo que pede; choradeira; lengalenga; arenga .

O segundo quer dizer a flição; tormento de consciência por um ato mau que se praticou; revolta da consciência contra uma ação pecaminosa ou culpável; remordimento; arrependimento.

Por estas definições, fica claro que o melhor é fazer sem arrepender-se.

Conheço pessoas que dizem que só se arrependem do que não fizeram. Isto tem um fundo de verdade: o ato de executar nos leva à grandeza do aprendizado.

O fazer nos leva a aprender, a melhorar, a crescer. O fazer nos leva ao futuro enquanto as indecisões, os medos nos levam ao passado.

Como é mais fácil obtermos perdão do que permissão, não tenhamos medo de errar e se o erro acontecer, precisamos aprender com ele.

Somente não erre por omissão, pois este é um erro que nos leva em direção à lamentação.

A informática, além dos inúmeros benefícios que nos trouxe, também é responsável em transformar o erro em uma situação normal, muito diferente dos anos passado.

Os jogos eletrônicos permitiram ao jovem a decidir que jogada fazer e se errasse ganhava nova chance e neste mecanismo de tentativa e erro nossa juventude cresceu com esta mutação da nossa cultura.

E isto é muito bom, pois os jovens profissionais estão mais criativos e decidem mais; lamentam-se menos porque incorporaram esta boa pratica na sua vida profissional.

Vamos agora analisar um outro seleto grupo de pessoas: os empreendedores, que são a solução do emprego na maioria dos paises.

Estes arquitetos do fazer, do executar sonhos, são verdadeiros heróis, principalmente no nosso país, onde a carga tributária e a proteção exagerada aos funcionários chegam a inviabilizar e desestimular negócios.

E estes grandes executores, transformam sonhos em realidades. Tem na atitude, na perseverança, no comprometimento e no deixar um legado, competências maravilhosas.

Os mais bem sucedidos levam consigo uma outra competência que elimina o remorso, o planejamento. Esta é uma importante ferramenta para buscar informações para decidir o melhor caminho.

Os empreendedores que agem sem pensar, que só tem uma idéia, por oportunidade ou por necessidade, não otimizam e nem limitam seus recursos, não definem estratégias especificas e podem levar seu negócio ao fim, e ai o remorso aparecerá.

Nestes casos, é muito comum identificar erros primários e arrepender-se de não ter se dedicado mais tempo na analise do negócio ou do problema.

Porém, não há queixas quanto a terem feito o empreendimento, pois este leva a uma riqueza de conhecimentos, uma sensação de vitória futura, de responsabilidade social e desafios.

Fico feliz de analisar estatísticas de redução de mortalidade das pequenas e médias empresas. É um ótimo sinal que o empreendedor continua com a sua interminável chama acesa do fazer, que é inimigo mortal do remorso.

Agora começa a se preocupar com os estudos prévios, as analises mercadológicas, a profissionalização desde cedo da sua empresa, através de consultorias especializadas e, com isto, a lamentação cada vez terá menos espaço em nossas vidas e empresas.

É nosso dever deixar este Mundo melhor do que quando aqui chegamos, sem lamentações e remorsos. Pelo contrário, com ações concretas, com relacionamentos duradouros, com amizade e respeito aos nossos irmãos, com transmissão de nossa espiritualidade dentro de um corpo saudável.

Viva, viva intensamente a vida, se doe, cultive o conhecimento que é a nutrição da nossa mente e deixe um legado. A vida foi feita para ser vivida a cada momento com muita alegria e felicidade, sem remorsos nem lamentações. 


Carlos Rosa  

2 comentários:

  1. Oi, passei pra desejar um ótimo domingo na paz de Jesus.
    Tem um selinho pra você no meu blog, passa lá para buscar.
    Beijos no seu coração,fique com Deus.Ha, seu blog é muito abençoado.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...