Copyright © Um Tesouro no Céu
Design by Dzignine
quinta-feira, 21 de maio de 2009

COMO AMAR O SEU ADOLESCENTE

 
Criar os seus filhos no anos de adolescência pode ser um desafio e geralmente uma aventura perigosa. O fundamento segura para um sólido relacionamento com seus adolescentes é o amor incondicional. Só quando este fundamento é construído você pode ficar seguro sobre a educação que foi dada. De outra forma educar torna-se algo confuso e bastante frustrante. Esse amor atua como uma luz que guia, para saber aonde você está com seu filho.

Amor incondicional, para o seu adolescente significa:
· Não importa o que eles pareçam;
· Não importa quaisquer que sejam suas qualidades, responsabilidades e deficiências;
· Não importa como ele age.

Os pais precisam se lembrar de que:
· Adolescentes são crianças;
· Adolescentes geralmente irão agir como adolescentes;
· Muito do comportamento do adolescente é desagradável.

Se você amar o seu adolescente só quando ele lhe agradar (amor condicional) e comunicar o seu amor apenas nestes momentos, ele/ela não se sentirá genuinamente amado(a). Isso fará com que ele/ela se sinta inseguro, com sua auto-imagem prejudicada, e de fato o impossibilitará de desenvolver um comportamento mais maduro.

Se você ama o seu adolescente incondicionalmente, ele/ela se sentirá bem com ele/ela mesmo (a). Será capaz de controlar sua ansiedade, e por sua vez seu comportamento ao tornar-se um adulto.

Adolescentes estão sempre perguntando "Você me ama?" Esta pergunta é primariamente feita através do comportamento, e através de palavras. Sua resposta a esta pergunta é importante. Se sua resposta for não, seu filho não irá ser e nem irá fazer o seu melhor. Poucos pais respondem sim porque não sabem como. Adultos falam com palavras, enquanto adolescentes, como criancinhas pequenas, se expressam através do comportamento e não através das palavras que são ditas. Você precisa amá-los através do que você faz e não através do que você diz.

Adolescentes normalmente respondem ao amor, mas ele não tomam a iniciativa. Se é dado a eles amor, eles correspondem. Se nada lhes é dado, eles também não dão nenhum retorno.

Adolescentes estão sempre voltando atrás. Não importa o quanto eles digam que não gostam dos pais, eles precisam do seu apoio emocional para irem adiante. Eles precisam desesperadamente de encher o tanque emocional para obterem a segurança e a autoconfiança necessária para lidar com a pressão do grupo e outras demandas da sociedade adolescente. Sem essa confiança, os adolescentes tendem a sucumbir à pressão do grupo dominador de influência e a seguir experimentam dificuldades para manter os valores éticos saudáveis.

Seu adolescente vai lhe testar. Geralmente isto se dará através do comportamento impróprio na busca por independência. Não reaja no momento de raiva. Isto não significa aprovar o mau comportamento. Você precisa expressar os seus sentimentos honestamente, mas de maneira apropriada, sem ira, gritarias, linguagem torpe, atacando a criança verbalmente, ou ficando fora de si.
 
Ross Campbell, M.D.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...