Copyright © Um Tesouro no Céu
Design by Dzignine
domingo, 10 de maio de 2009

Ferimentos do CORAÇÃO (ai, como dói...)






O ditado popular diz que os gatos “escaldados” – depois de terem sido vítimas de pessoas maldosas – têm medo de água fria. Mas eu aqui me sinto à vontade para alargar o conceito: depois da dor, eles têm medo de qualquer água, seja ela fria ou morninha, seja ela um respingo de torneira ou o chuvisco lá fora.
Em palavras simples, isso significa que as experiências negativas têm o poder de marcar a nossa existência,  de tal forma que passamos a nos proteger mesmo de SITUAÇÕES HIPOTÉTICAS.
Imagine a criança criada numa família pouco amorosa,  onde todas as suas atitudes foram sempre objeto de críticas.  E a moça que – solitária - sujeitou-se a punições indevidas e de  natureza agressiva.
O que dizer da esposa cujo lar não foi um ninho de amor, mas sim um local de constante temor? E aquele relacionamento que se destruiu por uma grave traição?
Poderíamos ainda lembrar o jovem com dura experiência de trabalho, permeada por completa humilhação, que se tornou incapaz de ter sucesso em outro local.
Evidentemente  os exemplos são infindáveis, e seria pretender demais que essas mazelas - tão comuns e bem escondidas - fossem eliminadas do nosso dia-a-dia.
A solução para VOCÊ - que possivelmente sabe bem do que estou falando, pois já experimentou situações parecidas -  seria apagar de sua mente esses momentos tristes, substituindo-os por um sopro de esperança.
Eu (ou alguém de sua confiança) não poderia estar no seu local de trabalho, na sua casa ou mesmo modificar seu passado familiar ou sentimental.
Mas há uma boa notícia.
DEUS é o grande mentor da recuperação do homem. E por isso Ele diz que devemos esquecer as coisas passadas, e olhar para um futuro com otimismo, pois esse futuro existe.
 “Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.  Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo.” Isaías 43:18-19
Texto de autoria de Pastor Elcio Lourenço.
www.pastorelcio.com

2 comentários:

  1. é verdade,tenho comigo alguns traumas de infância que até hoje influenciam meu comportamento quando frente as escolhas que devo fazer...
    sei que deveria releva-las mas as vezes sinto que é inevitável...

    ResponderExcluir
  2. Coração não dói, mas o que se sente é mais forte que a dor.

    Bom texto.

    Beijos

    ResponderExcluir

Recent Visitors

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...