Copyright © Um Tesouro no Céu
Design by Dzignine
quinta-feira, 22 de março de 2012

O Jogo da Culpa

"O HOMEM SÓ SE TORNA UM FRACASSADO DEPOIS QUE COMEÇA A CULPAR OS OUTROS”. POIS, ELE JÁ SE CULPOU TANTO QUE SÓ FALTAVA O OUTRO.
 
“Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.”(Romanos 8:1)

O jogo da culpa é muito duro e pesado, em vários casos todos já nos perdoaram, mas nós não, ainda estamos ligados ao passado como se ele fosse comandante da nossa história.
Conversamos com essas pessoas e o coração da gente fica triste e dá vontade de retirar aquele coração lavar e recolocar no lugar. Mas não temos como fazer isso. Não somos nós que vamos livrar a pessoa do jogo da culpa.
Algumas culpas não são jogadas fora por que elas alimentam o nosso sentimento de dor interior e nos faz sentir mais amados pelos outros por meio da dó e da carência que se esvaí da dor.
Mas vai chegando um ponto que se torna insuportável até para quem vive com a culpa, mas não é nosso somente esse sentimento, ele nasce primeiro no coração de satanás, porque enquanto eles nos mantêm culpados não crescemos e não desenvolvemos como deveria ser. Ao ficarmos estagnados a nossa vida espiritual também pára. Ficamos o tempo todo pedindo perdão por algo que Deus em Cristo já perdoou, já jogou no mar do esquecimento, mas nós estamos ainda dando ouvidos a satanás que só deseja nos destruir com nosso passado. Se o nome é passado já diz que é algo que ficou longe de nós é para ser esquecido, para ser deixado lá onde tudo aconteceu. E aprendermos com o erro e não cairmos mais no mesmo laço.
Uma mulher que se entregou a um homem errado não pode mais ficar se martirizando achando que todos serão da mesma forma, ao invés de olhar para frente e ao lado para encontrar outra pessoa de forma calma e que a fará feliz fica apenas ligada ao passado e achando que tudo vai se repetir, ela se fecha a novos relacionamentos, mas a sua mente fica vagueando a cada rapaz que encontra, mas o medo e a culpa não a deixa demonstrar interesse e muito menos que é frágil no assunto. Quando dá por si, já perdeu mais uma oportunidade de recomeçar. E a culpa continua no seu coração.
A culpa não nos deixa ser curados, ela sempre está abrindo feridas velhas e mal elas começam a cicatrizar vamos lá e rançamos novamente aquela casquinha e a ferida volta a sangrar e ai voltamos a chorar o mesmo choro de quando nos machucamos. Isso não nos deixa construir o futuro e sim somente o destrói, nos trás divisão, não nos deixa abrir o coração para novos amores.
Jesus veio para acabar com essa dor, ele nos diz para olharmos para frente de onde virá o nosso socorro, e este socorro vem do Senhor. Não é em lembranças amargas, em conversas doloridas do passado com pessoas que também só vivem pela culpa.
A culpa ás vezes ultrapassa o limite da nossa mente e cai em Deus, como se fosse ele quem tivesse errado ou que nos deixou errar. A nossa culpa já invadiu todo o corpo e como não tinha mais o que contaminar contamina a fé. Ai quando a fé já está contaminada ainda conseguimos força e contaminamos o próximo.
Nunca assumimos nossa incapacidade de vencer a mente que briga contra a fé. Isso é como Adão, ou melhor, herdamos dele essa capacidade. Jamais olhamos para nós e encontramos o erro e corremos para o conserto, mas precisamos culpar a nós o outro e a Deus. É como se todos em volta ao nosso mundo tivessem que sofrer conosco.
Mas isso não trás cura, não trás libertação, mas só trará ainda mais dor e mais sofrimento. “Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.” (Tiago 5:16) Ao procuramos ajuda e confessar somos curados, já não precisamos ficar voltando sempre na mesma história. Precisamos deixar a culpa do lado de fora do coração. Admita hoje sua culpa e desmorone diante de DEUS em CRISTO JESUS ele pode resolver essa questão para você e com você. Não fique confessando pecados de outros, mas o SEU. Seu pecado de culpa e de culpar outros por sua vida não dar certo.
A culpa já foi levada por Jesus na cruz, ela já não nos pertence, mas o arrependimento é nosso, faz parte de nossa caminhada cristã, então se arrependa de seus pecados e os deixe. Volte para os braços do pai onde há esperanças e alegria na tribulação. Mas sem culpas do seu passado suas vestes já foram lavadas por Cristo, agora é sorrir para uma nova vida e um novo relacionamento.
“Um homem sempre tomará a decisão sábia, quando se recusar a fazer o jogo da culpa”

Silvia Letícia Carrijo de Azevedo Sá

Um comentário:

  1. Valeu amiga pela partilha uma vez que encontra verdades entre ela bem assim: “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.”(Romanos 8:1)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...