Copyright © Um Tesouro no Céu
Design by Dzignine
terça-feira, 29 de setembro de 2009

Violência: até onde deixaremos ir

pomba da paz
"A violência, seja qual for à maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota." (Jean-Paul Sartre)

Infelizmente, entramos na lista dos países mais violentos do mundo. A violência urbana tem prosperado em nossa sociedade de uma forma assustadora. Assaltos dos mais estranhos modos e meios. Cada dia gente mais nova entra no meio da violência. Entre as estatísticas a violência familiar também entrou na mira, cresce de forma desordenada e não menos violenta. Parentes que por desagrado seqüestram outros, namorados que por não aceitar termino matam suas “amadas”. O mundo jaz no maligno. Não há mais como acreditar em quem quer que seja, olhamos para o próximo não como próximo, é o mais estranho quanto posso imaginar. Pessoas tinham “caras” de violentas, hoje podem ser pai, mãe, tios, amigos.
A violência sexual tem sido outra a atormentar pais e mães. Não podemos mais deixar nossos filhos com vizinhos, pois não mais sabemos que são não podemos confiar em parentes, pois eles estão com os de fora. Já não sabemos mais em quem confiar. Vivemos trancafiados dentro de nossas casas com medo que a invadem e nos tirem lá mesmo a vida. Vivemos um eterno medo, não andamos mais tranqüilos pelas ruas numa noite fria, saímos correndo e voltamos mais correndo ainda.
Perdemos o senso de perigo, pois tudo se tornou perigoso, não vamos ao banco, ao supermercado sossegado. Com dinheiro nem pensar, e pior nem a senha do cartão você tem direito a esquecer em um seqüestro relâmpago. Sua vida fica em risco se você tiver um colapso nervoso. Nem pense em reagir? É morte na certa, a menos que você queira matar o bandido e ele ser enterrado como coitado e você como bandido, porque agora é assim, você é o preso e eles o solto. É a chamada INVERSÃO DE VALORES.
Os especialistas em crimes dizem que não conseguem saber de onde vem tanta violência em tão pouco tempo e como se espalha tão rápido. Tenta-se de toda forma amenizar este mal, mas não acabará. Não adianta armar cada dia mais o sistema de segurança pública, nem fazer novos concursos e preparar megas policiais. O problema vai além. Ele esta muito mais relacionada à FÉ do homem do que a vida social que levamos atualmente.
Levamos para dentro de casa um consumismo que tomou o lugar de Deus em nossos corações, queremos mais do que podemos e achamos que podemos mais do realmente se pode. Assim enfrentamos tudo e todos por nada. Um celular, uma nota de dez reais. Entra-se em mansões e casebres apenas para mostrar “poder”. Poder de perturbar famílias e tirar a paz da população. Temos medo de crianças que em casa os nossos filhos da mesma idade tratamos como nosso filhinho. Lá fora são monstros. Atormentam satanicamente quem quer que seja. Até aqueles que geraram sua vida – a mãe.
Já é tempo de acordarmos, não podemos mais aceitar essa situação, não precisamos sair às ruas com faixas nem cartazes, não precisamos ir às televisões em debates loucos e acalorados. Precisamos nos voltar a quem pode mudar o coração do homem. Não conseguiremos jamais chegar aonde Cristo chega.
Em sua morte havia dois assassinos com ele, um abriu o coração e disse sim a Jesus teve seu coração transformado. Zaqueu, um publicano, riquíssimo, mas ladrão nos impostos se encontrou com Jesus teve sua vida mudada, sua família salva e seu nome registrado na história não como ladrão, mas como homem que teve a vida transformada por desejar ser diferente.
Escutamos muito que depois que o homem apronta todas ele vai e vira de Jesus. É assim mesmo. Jesus veio para os doentes, pois são eles que precisam de médicos. O caráter do homem precisa ser restaurado, precisamos encontrar alguém que preencha a alma e não somente os olhos de desejo.
Nossas crianças estão vazias vendo TV e seus desenhos violentos, vendo mães serem violentadas e serem violentas em consequência.
Não queremos ver mais crianças jogadas no lixo, nem abandonadas, mas as mães precisam ter um coração quebrantado, senão isso nunca vai mudar.
Jesus é a SOLUÇÃO, Ele é a única saída, mas é saída que não queremos, pois implica em mudança de vida e de atitudes. O crime pode ser prazeroso, mas é caminho de morte. Ele começa muito cedo, quando recebemos um troco errado e não vemos mal em ficar com ele. Quando encontramos algo e sabemos de quem é e mesmo assim dizemos a nós mesmos, achei é meu.
Dizem que violência é uma epidemia, pois é contagiosa, contamina mesmo. Basta deixarmos levar pela ganância. “O homem violento alicia o seu vizinho, e guia-o por um caminho que não é bom.”(Provérbios 16:29).
Fracassos e frustrações também são fatores de violência na atualidade, não suporto nada que seja contra minha vontade. Seu apetite pela violência será alimentado enquanto seu coração estiver sem o Espírito de Deus. “Do fruto da boca o homem come o bem; mas o apetite dos prevaricadores alimenta-se da violência.”(Provérbios 13:2).
Não precisamos seguir estes exemplos, temos tão bons a seguir. “Não tenhas inveja do homem violento, nem escolhas nenhum de seus caminhos.” (Provérbios 3:31). Precisamos parar de achar que ações governamentais somente mudarão a história do Brasil. Nossa mente precisa ser transformada, não há mudança sem desejo de transformação, vontade própria e a ação redentora de Cristo.
Hoje você pode mudar sua casa, basta fazer como Zaqueu fez subiu em uma árvore e chamou a atenção de Jesus e ele o viu entrou na sua casa e salvou-a. Hoje isso pode acontecer na sua casa na minha, entregue o seu caminho ao Senhor confia Nele e o mais Jesus fará. “Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz na vossa fé, para que abundeis na esperança pelo poder do Espírito Santo. Pois nele se alegra o nosso coração, porquanto temos confiado no seu santo nome. Pois nele se alegra o nosso coração, porquanto temos confiado no seu santo nome.” (Romanos 15:13;Salmos 33:21-22)
Até a próxima...
Silvia Letícia Carrijo de Azevedo Sá

http://www.meuartigo.brasilescola.com

4 comentários:

  1. Verdade ele sabe que existimos e devemos chamar sua atenção para nós, lindo o texto.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Bom dia amiga...
    Parabens pelos seus posts...Principalmente esse sobre a violencia...
    Infelizemente tem muita gente que fecha os olhos para este mal que atinge a todos nós...!!!
    Um forte abraço,

    Gilberto Queiroz
    http://culturanobre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. A violência na minha cidade me assusta a cada dia. Tenho medo de sair e não voltar mais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. EU PERDI MEU FILHO, NA VIOLÊNCIA URBANA ,DE SÃO PAULO, E ACHO QUE TUDO QUE PUDER-MOS FAZER PARA AJUDAR DIMINUIR Á VIOLÊNCIA NÃO DEVEMOS NOS POUPAR VAMOS ENFRENTAR E PARTICIPAR DE TODOS OS MOVIMENTOS.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...