Copyright © Um Tesouro no Céu
Design by Dzignine
segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Superando a Decepção









O que é decepção – Frustração de uma expectativa, surpresa desilusão.
Porque nos decepcionamos?
Motivo 1 – Porque criamos expectativas altas demais.
Motivo 2 - Somos exigentes demais, e exigimos dos outros, coisas que nem nós mesmos conseguimos fazer?
O que a decepção faz conosco? – Torna-nos pessoas amargas, duras e insensíveis.
Tipos de decepção
1- Decepção consigo mesmo
2- Decepção com as pessoas
3- Decepção com a igreja
4- Decepção com a família
 
“As pessoas que mais gostamos são as que mais nos decepcionam, pois pensamos que são perfeitas e esquecemos que são humanas.”
Quando me decepciono? 

1- QUANDO eu quero ser Deus na vida delas e elas não me adoram como tal, não me julgam tão perfeito como penso que sou.
2- QUANDO eu quero que elas sejam Deus para mim e não concebo a idéia de que possam falhar como eu.
  Superando a Decepção – Não podemos ignorar os fatos e fingir que a decepção não aconteceu. Não podemos fingir que estamos alegres quando na verdade estamos muito tristes. Não estamos aqui dizendo que perdoar é fácil. Não estamos aqui dizendo o que queremos fazer (natureza carnal é vingativa), mas sim o que temos que fazer (mesmo sem vontade). Se somos realmente convertidos, não temos outra opção senão perdoar.
O que tenho que fazer para vencer decepção? 

Entenda que:
 As pessoas são tão falhas como você... (I João 1:8)
“Se dizermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos e a verdade não está em nós”
As pessoas estão buscando a perfeição como você... (Mateus 5:48)
As pessoas se frustram como você... (Lucas 18:13)
Aí então você conseguirá: 
1- Perdoar 70 X 7 vezes por dia... (Lucas 17:4, Mateus 18:21)
2- Oferecer a outra face... (Mateus 5:39)
3- Oferecer também a túnica... (Mateus 5:40)
4- Caminhar mais uma milha... (Mateus 5:41)
5- Amar o meu inimigo... (Mateus 5:44)
6- Ser amigo dele... (Mateus 11:19)
e dizer ao Judas da minha vida: (Lucas 22:3)
"AMIGO, a que vieste?" (Mateus 26:50)
e receber o beijo da traição... (Mateus 26:49)
Mas se eu me recuso a fazer isso: descubro então que o Judas sou eu !
Cura para a decepção
Uma das coisas mais difíceis para o ser humano é o ato de perdoar, pois quase sempre quem mais nos magoa são os que se encontram mais próximos de nós.
Davi foi um homem que experimentou de perto a dor da decepção: No salmo 55:4,12-14 ele comenta a respeito:
"Estremece-me no peito o coração, terrores de morte me salteiam. Com efeito não é inimigo o que me afronta; se o fosse, eu o suportaria, nem é o que me odeia que se exalta contra mim, pois dele eu me esconderia, mas és tu, homem meu igual, meu companheiro e meu íntimo amigo. Juntos andávamos, juntos nos entretínhamos e íamos com a multidão à casa de Deus".
Uma pessoa decepcionada, desiludida, pode alojar dentro de si feridas que não cicatrizam, amarguras, tornando-a isolada, pois acaba tendo dificuldade de confiar novamente em alguém. 

A maioria das pessoas que saem da igreja e  desviaram tem uma decepção, uma desilusão para relatar. Algumas se decepcionaram com líderes, outras com amigos, irmãos, e por causa disso acabaram voltando para o mundo.
Jesus também se decepcionou, pois no momento mais difícil de sua vida, Ele não pôde contar com seus amigos. No Gethsêmani, enquanto orava, eles dormiam. Lucas 22:39-46
Era o momento ideal para permanecerem acordados ao lado daquele que tanto se dedicou a eles, que transformou a vida deles, mas não resistiram e dormiram.
Quando levaram Jesus preso, nenhum ficou por perto, fugiram com medo, não quiseram se comprometer, mas mesmo assim Ele os perdoou. (Pedro O negou 3X)
O fato de Jesus não ter fixado os olhos na desilusão se dava ao fato dele não esperar reconhecimento dos homens, mas do Pai. 

Onde estiver o ser humano haverá riscos de desilusão. Mas precisamos entender que, por maior que seja a nossa dor, não é ou foi maior do que aquela que Jesus enfrentou ao se ver sozinho e abandonado por aqueles que por muito tempo haviam caminhado com Ele.
Ele não firmou os olhos na decepção. Ele amou aqueles homens com seus defeitos, aceitou-os com suas fraquezas. Alguns dias depois de sua morte, eles iam se reencontrar e começaria uma história tremenda de homens que mudariam o mundo, porque conheceram o amor de Jesus.
Talvez neste momento você esteja profundamente magoado com alguém, e por causa disso se vê sem esperança, sem ânimo, sem vontade de perdoar, mas quero lhe dizer que esse é o momento de aprender com Jesus.
Lucas 17:3-4 - Acautelai-vos, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o, se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se por sete vezes no dia, pecar contra ti e, sete vezes, vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe.
Perdoar traz cura para o seu interior, pois uma alma ferida pode se tornar um canal de enfermidades físicas. Muitas pessoas estão doentes porque não conseguem perdoar, se tornam dependentes de remédios, calmantes. Tem que pessoas que dizem: “Eu não quero perdoar”.
“Quem não perdoa se mantém preso ao que a decepcionou.” 

Podemos superar a decepção. Basta enfrentá-la com confiança, superar a dificuldade nos espelhando no exemplo deixado por Cristo Jesus.
Filipenses 3:13 – “Esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão e com certeza em Deus faremos proezas.”
Deus nunca vai nos decepcionar, mas mesmo assim muitas pessoas ficam decepcionadas até com Ele!



http://blog.br.inter.net/blog/guerreirodaluz/


4 comentários:

  1. Poxa, esse texto é muito verdadeiro! As vezes esquecemos que todas as pessoas são humanas e erram, assim como nós. As vezes esquecemos que não somos o centro das atenções e o mundo não gira só em torno de nós. As vezes esquecemos que da mesma forma que queremos atenção, estamos esquecendo daqueles que precisam da nossa atenção. Puro egoísmo... e assim por diante...
    Um texto para reflexão, com certeza.
    Lindo! Uma ótima semana p/vc.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Quem nessa vida ainda não se decepcionou? Todos nós nos decepcionamos a todo momento, isso é uma grande verdade! - Mas não existe nada mais avassalador quando isso acontece em um ambiente aonde se espera paz, amor, carinho, consideração e respeito, por este motivo, este sentimento não é mais uma decepção como qualquer outra, quando o local que envolve tudo isso é considerado um santuário... A decepção dentro da Igreja...

    Todo o texto em: www.alessandrotristao.com

    ResponderExcluir
  3. Boa noite!

    Quantas vezes somos decepcionados em algum momento de nossas vidas? Certamente, muitas e muitas vezes. Existem aquelas decepçoes fracas e existem aquelas que sao extremamente forte a por de ficarmos paralisados, sem poder fazer nada, sem acreditar. Em todos os tipos devemos levantar a cabeça e recomeçar. Temos que vercer esses traumas e voltarmos a viver plenamente novamente.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir
  4. Nossa o que fazer de uma decepção...

    A ultima que tive é uma que todo o ser humano tem e continuará tendo, um amor que foi traído e depois de que você ver aquilo tudo o quanto vc fez pela pessoa e ela nada por você ai sim vc se dar conta que era para não ter se doado tanto... mais fazer o que... Isso acontece... só para nos deixar mas forte e com o pé no chão tudo bem que ainda estou com depressão por isso pois eu sou muito burra eu acredito no ser humano ainda... aff..
    Mais sei que tudo um dia passará... igual a uva passas...rs

    Bjs e adorei esse post seu...

    Lilika Forever

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...