Copyright © Um Tesouro no Céu
Design by Dzignine
quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Além da razão humana


Existem coisas que a razão humana não consegue explicar. A prova máxima disso é nossa incapacidade de entender o tempo anterior à origem do Universo, o tempo que antecedeu o mundo físico que conhecemos. Os cientistas tem se empenhado para explicar como tudo teria começado. Criaram até a chamada teoria do BigBang. Mas veja que ela não explica o que havia antes do tal BigBang, antes de o Universo existir. Se assumirmos essa teoria como verdadeira, vem-nos a mente muitas perguntas: O que explodiu? O que havia antes da explosão? Se havia alguma matéria, de onde ela veio? Se houvesse uma escuridão então já havia algo - poderia concluir alguém. Ou não havia nada? Quem sabe existisse um vazio? É......não se sabe.
A nossa razão é incapaz de nos dar essas respostas. Não conseguimos nem imaginar como isso pode ter sido. A única certeza que se tem (e que é científica) é que esse mundo não existiu sempre. Ele teve um começo. Da mesma forma os milagres. Nem todos são cientificamente explicáveis. Isso prova que nem tudo pode ser explicado pela razão humana. E nos faz entender que existem forças superiores a nós, pois só uma inteligência superior poderia nos dar essas respostas. Logo, já que a razão humana não pode explicar tudo, concluí-se que existem coisas que exigem fé. E uma fé para ser autêntica jamais pode contrariar a razão. Mas a fé pode ir além dela. Elas devem caminhar juntas até certo ponto. Quando a razão pára, a fé continua. A Bíblia nos ensina uma fé assim.
E ela nos dá algumas pistas sobre o que havia antes do mundo físico. Ela ensina categoricamente: antes de haver o mundo físico, já existia o "mundo espiritual" (João 17.5). E foi esse "mundo espiritual' que originou o mundo físico que conhecemos. A Bíblia diz isso usando as seguintes palavras:
"No princípio criou Deus os céus e a terra...". Gênesis 1.1 (veja também Hebreus 2.10). Mas de onde veio Deus? A Bíblia nos informa que Deus sempre existiu: "Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus." (Salmos:90:2) E novamente entramos em choque com a nossa limitada razão. Somos incapazes de compreender essa noção de tempo chamada eternidade. E então Deus nos esclarece mais uma vez e nos conforta: Não podemos compreender isso... "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos." (Is:55:8-9). Veja o quão racional é a fé cristã. E lembre: O fato de Deus ter criado um Universo assim tão grande, é sinal de que Ele não poupou recursos para nos fazer felizes. O Universo não é um grande desperdício de espaço, mas uma grande prova de amor. Aliás um amor assim tão grande é outra coisa que a razão humana não consegue entender... Só podemos aceitá-lo. Aceite para sua vida esse amor de Deus e deixe Jesus acender em seu coração essa maravilhosa fé. Confie em Deus! - o mais Ele fará.
Fonte: El Net

7 comentários:

  1. Sempre existe algo que nao pode ser explicada dada a complexidade que constitui a sua composiçao. O amor, por exemplo, muitas vezes se torna impossivel explicar a sua existencia.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir
  2. Bonellinha,
    Esse texto me deixou com um sorriso enorrrme, por isso gostaria de dizer algumas coisas:
    A bíblia não é um tratado científico, teológico ou histórico. É a Palavra de Deus para a salvação do homem.
    O propósito de Deus não foi o de explicar como fez o mundo e sim de dizer aquilo que precisamos para sermos salvos.
    A salvação necessariamente é pela fé. Precisa-se crer e não termos provas científicas, histórica ou teologica para tal. Se Deus precisasse dar provas e ficar explicando como fez o universo, que valor teria isso para a salvação? Bastaria ser racional, mesmo sem compromisso ou desejo de ama-Lo e servi-Lo para ser salvo.
    É preciso entregar a vida para Jesus para ser salvo. Ele é o divisor de águas daqueles que amam ou não a Deus.
    Ótimo post.
    Estou feliz.
    Abçs.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo belíssimos trabalho com o blog.

    Já estou seguindo.

    Aproveito para lhe convidar a conhecer o meu blog, e se desejar segui-lo, será uma honra.

    Seus comentários também serão muito bem-vindos.

    www.hermesfernandes.blogspot.com

    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  4. Tudo sempre existiu inclusive Deus, nós é questamos apenas de passagem por aqui, só que a nossa diminuta capacidade de entendimento, dificulta a compreensão do todo. bj

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    que maravilha de blog!
    adorável!

    =D

    _/\_ _/\_ _/\_ _/\_ _/\_ _/\_ _/\__/\_
    >,"<>,"< >,"<>,"<>,"<>,"< >,"<>,"<>,"< >,"<

    CONTINUE ANDANDO

    Às vezes o caminhar é lento,
    mas o importante é não parar.
    Mesmo um pequeno progresso é um avanço na direção certa.
    E qualquer um é capaz de fazer um pequeno progresso.
    Se você não pode conquistar algo importante hoje,
    conquiste algo menor.
    Pequenos riachos se transformam em rios poderosos.
    Continue em frente.
    O que de manhã parecia fora de alcance,
    pode ficar mais próximo à tarde se você continuar em frente.
    O tempo que usar trabalhando com paixão
    e intensidade aproximará você do seu objetivo.
    É bem mais difícil começar de novo se você pára completamente.
    Então, continue em frente.
    Não desperdice a chance que você mesmo criou.
    Existe algo que pode ser feito agora mesmo, ainda hoje.
    Pode não ser muito, mas fará com que continue no jogo.
    Caminhe rápido enquanto puder.
    Caminhe lentamente quando for preciso.
    Mas, seja o que for, continue andando.

    (autor desconhecido)

    Bjus no seu ♥
    ღViViAn\\(^_^)// Sbrussi

    _/\_ _/\_ _/\_ _/\_ _/\_ _/\_ _/\__/\_
    >,"<>,"< >,"<>,"<>,"<>,"< >,"<>,"<>,"< >,"<

    ResponderExcluir
  6. A verdade é que os cientistas sao as maiores provas de que DEUS existe. Olha a perfeição da maquina humana como pode algo assim nao ser divino =] DEUS em toda sua gloria e resplendor nos moldou com SUAS proprias maos e olha para nos, somos unicos, somos a vontade de DEUS =]


    bjuuuu
    fica com DEUS =]

    ResponderExcluir
  7. Olá!!
    Seu blog é uma delicia!!
    Parabens!
    Seguirei com prazer.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...