Copyright © Um Tesouro no Céu
Design by Dzignine
quinta-feira, 18 de junho de 2009

Pequeno Detalhe

 
Em algum momento somos obrigados a reconhecer, o que torna nossas vidas mais interessantes são mesmo os detalhes.
Aqueles pequenininhos que mostram cuidado, mostram interesse e capricho. Revelam características escondidas, nos fazem surpreender.
Os detalhes inusitados de quem, como muitos de nós, já não esperava muito da vida. Ou que até esperavam, mas já se contentavam em esperar.
Que surgem de repente e transformam o monótono em inusitado, nos tiram do marasmo anestesiado e nos fazem lembrar de sorrir. Um sorriso mais sincero pra variar.
Um detalhe revela tanto...
Revela pessoas escondidas em meio a multidão. Descobre-se então que o detalhe estava ali o tempo todo, primo de um amigo seu, irmão do companheiro de cursinho, ex-namorada do compadre da irmã de sei lá quem. Estava ali, enfim.
Mas o detalhe se faz perceber.
E nos detalhes se fazem mudanças significativas. Ainda que pequenino ou de aparência sem sentido, se mostra poderoso em sua singularidade e promove reviravoltas que os anos de análise não fizeram.
O detalhe é mais do que oportuno e, ainda que pareça vir no momento errado, ainda sim haverá sentido de ser ou estar ali. Mesmo que rapidinho, em um instante que se torce pra não terminar.
Mas é só mesmo um detalhe.
Que pode ser lembrete de algo maior. Algo que por muitas vezes teimamos em fingir esquecer, algo que nos define ou a que viemos. Algo sem controle.
Tanta razão pra um detalhe então.
O detalhe vai tornar teu dia mais claro, vai te energizar da mais pura inocência do acaso, vai dar aquele ar de encanto e magia, vai trazer de voltar a nostalgia.
Buscar o detalhe pode ser inútil.
Porque talvez o detalhe possa se chamar felicidade, aquela tantas vezes definida como passageira, aquela que incessantemente buscamos a todo instante. Caso seja ela, então mais do que buscar é preciso estar disponível.
Aberto de fato ao reconhecimento genuíno.
Solto em pensamento e com a capacidade plena de se desapontar.
Sim, o detalhe pode machucar.
Ainda que tão minúsculo defendo que é poderoso. Que seja de teoria proporcional, que a mesma capacidade de enfeitar uma vida vazia, tenha de nublá-la ainda mais, trazendo de volta sentimentos e sensações esquecidos.
Cumpre-se um possível ciclo de dor, onde antes se anunciava o amor.
Mas mesmo assim, o detalhe cumpriu seu papel. Tornou-nos vivos por um sopro no céu, relembrou-nos de permitir sentir. Arriscar pra então ter história pra contar, dizer aos próximos com orgulho que viveu, que atentou aos detalhes da vida.
Que foi mais fundo no belo e no doloroso. Que tentou.
O detalhe na história de nossas vidas, geralmente é cicatriz profunda de corte raso e rápido. Lembrada se assim quisermos, pra sempre.
Um detalhe impossível de esquecer.
Que não se quer esquecer.
Mas que ninguém duvide de sua capacidade de no ar tudo virar, de fazer toda noite sonhar, fazer estremecer ao mais suave toque de lembrança, aquecer por uma noite.
Torno hoje, por esse pequeno detalhe em minha vida, feliz por de olhos abertos estar. Mesmo de tão longe enxergar.
Te vi como o pescador no mar!
E busquei com minha promessa de navegar nesse cheiro de sorrir.
O sorriso se faz aqui de gratidão vivida, por ter enfim conseguido perceber o pequeno detalhe.
 

Fábio Yamato 

9 comentários:

  1. Oi Rê, sempre que não preciso sentar no pc correndo pq meus filhos querem usar visito o seu cantinho, adoro ler essas mensagens que vc posta. Essa de hoje é pra gente parar e pensar mesmo.

    beijinhos e tenha uma ótima noite.

    ResponderExcluir
  2. Olá Rê, o problema é que nesse mundo tão cheio de pressões, de ganâncias, os detalhes são meramente despresados e acabamos por passar batidos pela vida.
    Uma ótima noite para você, bj carinhoso.

    ResponderExcluir
  3. Bela mensagem. Como pode o detalhe, algo tão pequeno, ser tão grande e significativo ao mesmo tempo?

    Beijos, amiga!

    André

    ResponderExcluir
  4. Belas mensagens e bela ferramenta você adicionou ao blog.

    Muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Belas mensagens e bela ferramenta você adicionou ao blog.

    Muito bom.

    ResponderExcluir
  6. Belas mensagens que você posta aqui, gosto muito de lê-las. bj

    ResponderExcluir
  7. Oi Rê, realmente os pequenos detalhes, os quais quase sempre passam desapercebidos são os mais importantes, é a mais pura verdade; e parabéns pelo blog, está muito bonito, gostei ...

    Abraços
    Marco

    ResponderExcluir
  8. Linda mensagem amiga! Realmente tem detalhes que fazem a diferença, e acabam não deixando a gente esquecer o que precisamos lembrar.
    Um abraço,
    Juerci

    ResponderExcluir
  9. Muitas vezes não encontramos o que queremos porque nunca o colocamos onde estamos.
    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...