Copyright © Um Tesouro no Céu
Design by Dzignine
sábado, 3 de dezembro de 2011

Pessoas Sem Nome





- Por que o café ainda não foi servido até essa hora?

Pergunta, um tanto irritado, o empresário, sentado em sua confortável poltrona, às nove horas da manhã.

A secretária responde meio assustada:

- Então o senhor não sabe? A dona Margarida morreu ontem à noite.


- E quem é a dona margarida? Perguntou o patrão.

- A dona Margarida era a copeira que lhe servia o café todos os dias, fazia quase oito anos.

- Ah, e ela se chamava Margarida?

Sim, responde prontamente a secretária. Mas o senhor não se preocupe que logo seu café será servido, pois outra copeira já está sendo providenciada.

O que aconteceu com esse empresário, acontece com boa parte dos homens de negócio com relação a essas pessoas "sem nome" que lhes servem com dedicação diariamente.

Elas chegam antes de todo mundo. Tomam as primeiras providências para que, ao chegar o patrão, tudo esteja em ordem e elas possam atender com rapidez.

São criaturas anônimas que cumprem a sua tarefa humilde e, além do salário no final do mês, recebem apenas ordens e broncas.

Mães que, por vezes, carregam grande amargura em seus corações dilacerados pelos filhos-problema, sem que ninguém se interesse por sua triste sina.

Outras vezes, levam a dor de suportar um marido alcoólatra, sem receber, sequer, uma palavra de esperança daqueles a quem servem com dedicação.

Assim como a copeira, há outros tantos "sem nome" dos quais depende boa parte dos serviços realizados no dia-a-dia.

É o porteiro que sempre está no seu posto antes de todo mundo. O ascensorista que desce e sobe horas a fio, tantas vezes mergulhado em suas dores íntimas sem que nenhuma das centenas de pessoas que ele leva e traz lhe pergunte, com interesse, sobre a sua família.

É o office-boy, quase sempre jovem ou adolescente que trabalha de sol a sol para ajudar no sustento da família e que, nos seus verdes anos, aprende a conviver com a indiferença daqueles a quem serve.

A faxineira, que mantém tudo limpo, ganha bronca daqueles que não querem ser incomodados durante o expediente, e muitas vezes adentra a noite para fazer seu serviço sem perturbar ninguém.

É o jardineiro, que quase é confundido com a própria paisagem, tantas vezes com terra até nos cabelos.

Essas criaturas, são pessoas sensíveis à dor e às boas emoções.

Um olá, um bom dia ou boa tarde, acompanhados de um sorriso sincero, pode fazê-las muito felizes e ajudar a mudar a sua paisagem íntima.

São seres humanos lutando com dificuldade para prover o sustento com honradez.

Uma gentileza não custa nada e ajuda muito, a qualquer pessoa.

Saber seu nome, interessar-se pela sua situação, amenizar as suas dores se for possível, não maculará a nossa posição, pelo contrário, nos eleva diante de Deus, criador de todos nós.

Talvez alguns pensem que fazendo isso perdem a autoridade, mas é bom lembrar que a verdadeira autoridade não se expressa com a indiferença.

Abraham Lincoln se importava tanto com seus soldados a ponto de estar junto deles sempre que possível, e foi um dos presidentes mais respeitados de que se tem notícia.

As pessoas que estão à sua volta, não estão aí por ordem do acaso.

Há, perante as leis divinas, uma razão muito especial para elas estarem sob os seus cuidados e sob a sua autoridade.

Por essa razão, preste atenção em todas e verá que elas o observam e lhe seguem o exemplo, mesmo que, para você, elas sejam apenas pessoas "sem nome".


Jeferson Queiroz




blogger-emoticon.blogspot.com

6 comentários:

  1. Pois é amiga, são os anónimos deste mundo que põem o mundo a funcionar, que ajudam com paciência e quantas vezes exaustos, mas ninguém se lembra que eles existem.

    Beijos
    Luísa

    ResponderExcluir
  2. É verdade! Há um batalhão de gente que faz parte da nossa vida e de quem nem damos conta. Não são só as Donas Margaridas, mas há outros como os padeiros os lixeiros os varredores os carteiros que durante anos tratam de nós e nem dámos por eles.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Nunca enxergamos o que estão 'abaixo' de nós até que precisemos deles. Gentileza gera gentileza, um bom dia e um sorriso faz tanta diferença para uma pessoa.

    Belo texto Rê

    Bjo

    ResponderExcluir
  4. SAUDAÇÕES!
    AMIGA REGINA,
    Um excelente texto que nos leva a refletir sobre esses heróis anônimos que tudo fazem cumprindo seus deveres, contruindo um mundo melhor!
    Parabéns pelo linda homenagem!
    Abraços!
    LISON.

    ResponderExcluir
  5. complicado acontece as vezes comigo na escola sou a professora em casa sou a mãe e na igreja sou a mulher do pastor..Mas procuro valorizar as pessoas e chama-las pelo nome apesar da dificuldade de decorar ..

    ResponderExcluir
  6. Regina, que texto profundo e de grande reflexão,na questão dos relacionamentos profissionais e que servem para o nosso dia a dia.
    Infelizmente,o interesse pessoal parece que é o que predomina e nem se importa com o ser.Isso é lastimável!

    Um abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...