Copyright © Um Tesouro no Céu
Design by Dzignine
quarta-feira, 2 de novembro de 2011

TEM PÃO VELHO?


Com esse título, recebi hoje uma mensagem que me foi passada por uma pessoa muito amiga, contando uma história narrada por alguém que a viveu.
Conta a história (ou estória, não vem ao caso) que um garoto se aproximou dela, pedindo pão velho. Ao invés de simplesmente dar-lhe o pão, resolveu conversar com o garoto, perguntando coisas sobre sua vida, onde


 morava, como vivia, e assim por diante, terminando por perguntar se ele não preferiria pão novo ao invés de velho e este, ao ser-lhe oferecido o pão, recusou-o simplesmente, dizendo: não precisa, dona, a senhora já conversou comigo...
Isso forçosamente nos leva a algumas reflexões, pois mostra a necessidade imperiosa que existe de um simples diálogo.
Quantas vezes uma pessoa chega perto de outra, sentindo uma tremenda necessidade de conversar, de desabafar alguma coisa que lhe corrói as entranhas. Se o interlocutor lhe dá alguma atenção, ao menos ouve suas palavras, já fica aliviada, já representa algo de muito importante.
Quantas vezes um relacionamento termina por falta de diálogo... Chega a ser um absurdo que isso ainda aconteça em plena Era das Comunicações. Parece que as pessoas estão se esquecendo quão importante é trocar idéias. Muitas desinteligências sérias poderiam ter sido resolvidas com uma simples conversa. Que não houve. Por causa disso, foi criada uma desavença.
Sempre que surgirem dúvidas, é muito mais válido procurar-se a outra pessoa, afim de dirimi-la. É como uma doença. Quanto mais cedo começar-se o tratamento, mais fácil conseguir a cura.
A coisa é válida para os dois lados, por isso se chama diálogo. Um deve saber procurar o outro para buscar uma explicação. Por seu lado, o outro deve saber que lhe cabe explicar alguma coisa e deve atender ao primeiro. Nesse entendimento fatalmente será encontrada uma solução, ou não. Mas pelo menos não ficarão dúvidas pairando no ar.
Outro ponto a ser abordado, é a necessidade que estamos vendo nos dias de hoje que as pessoas estão enfrentando pela falta de diálogo e conversa. Cada qual se fecha em seu mundinho, e que o resto do mundo se dane. O que é feito do espírito de solidariedade? Muitas vezes o simples fato de ouvir-se alguém já representa um grande alívio... se mostrarmos interesse, e procurarmos um diálogo, então poderá ser por vezes a salvação de uma vida. Quem não já ouviu falar do CVV? Então...
Devemos estar sempre atentos aos "pedidos de pão velho". Quando um amigo se aproximar, "querendo uma conversa", vamos procurar ouvi-lo. Talvez esteja sendo um pedido de socorro. Uma simples necessidade de desabafo, ou talvez uma problema mais sério para o qual ele não esteja encontrando solução.
Seu filho (a) brigou com a namorada (o)... vamos ouvir seu desabafo, sua conversa. Vamos colaborar para seu alívio interior. Seu amigo (a) perdeu o emprego, ao invés de um simples "dar de ombros" e do célebre "quiqui eu tenho a vê com isso", vamos procurar dizer alguma palavra de estímulo, nem que seja o inefável "isto passa".
Alguns poucos minutos que se perca ouvindo alguém, podem ser muito importantes para esse alguém, e acabarão sendo para você também. Você vai notar que, depois de colaborar para uma melhoria no estado de espírito de outra pessoa, você vai se sentir muito melhor. Seu espírito agradecerá seu ato humanitário. Nunca se esqueça de que amanhã você poderá estar na fossa, e vai gostar muito se alguém lhe abrir os ouvidos, os braços e o coração.
Não custa nada atender a um pedido de "pão velho", e representa sempre muito para alguém, estejam certos disso.
O Amigão nos deu o dom da palavra justamente por isso, para dialogarmos, só que ultimamente andam interpretando de outra maneira, que para nos digladiarmos. As palavras são parecidas, mas de significado completamente diferentes.
Como o caso das duas crianças brigando, chegando depois à conclusão de que sua mãe lhes houvera dito que "se amassem", e não que "se amassassem".
Muitas vezes isso significa: Tenho necessidade de ser ouvido, de ser amado.
Falando nisso, meus amigos, VOCÊS TEM PÃO VELHO AÍ?


 (visite o Site)

0 comentários:

Postar um comentário

Recent Visitors

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...