Já parou para pensar em como são consideradas estranhas aquelas pessoas que ficam sozinhas, trancadas em seus quartos ou bibliotecas lendo livros ou preferem ficar em casa do que curtir uma noite de eventos? Estar sozinho é visto como negativo em nossa sociedade. Mas será que realmente isso é ruim?
Não estamos tratando aqui de fobias sociais, quadro grave de ansiedade no qual o indivíduo demonstra medo de expor-se a outras pessoas e que tem como consequência o afastamento social. Estou falando de uma necessidade que muitas pessoas sentem de ficarem sós um pouquinho, nem que seja para ver um filme em silêncio por duas horas.
Estar bem consigo mesmo às vezes requer ficar em silêncio, para fugir da barulheira lá fora. Estar sozinho nos permite ficar numa postura que gostamos, nos permite parar um pouco para pensar em quais atitudes tomamos devido ao contato com os outros. E também em quais atitudes realmente queremos tomar para satisfazer nossa alma.
Silenciar também nos faz ouvir nossos pensamentos sobre o que se passa em nossa vida. Permite encontrar a paz de estar dentro de nós e ser aquele nosso companheiro que nunca pode se sentir abandonado.
Ter esse momento de estar sozinho e em silêncio por um tempo lhe permite fazer um grande balanço do que você realmente quer"Ter esse momento de estar sozinho e em silêncio por um tempo lhe permite fazer um grande balanço do que você realmente quer" continuar a ser e a ter quando voltar ao mundo do contato com o outro e dos diálogos.
Estar sozinho também pode ser uma maneira de ir fundo num problema. Assim, você pode resolvê-lo internamente, se limpar das dores, das mágoas, dos medos e de tudo o que não quer mais que fique dentro de você. Pode ser aquele momento de profundidade da alma e que depois dele, você toma uma atitude de "basta mesmo e quebra seus padrões de comportamento.
Algumas pessoas ficam realmente aterrorizadas só de pensar em ter que ficar sozinhas. Mas será que é tão ruim mesmo curtir a sua própria companhia? Se você nunca experimentou desafiar o medo de estar sozinho por um tempo, experimente por um dia ficar sem atender telefones nem ler emails. Será que você não vai descobrir nada de prazeroso nisso?
Silenciar nos permite ouvir nossos medos e anseios, nossas frustrações e nossas boas lembranças e sensações vividas - algo que nem mesmo com muitas palavras conseguiríamos descrever para o outro. Silenciar também pode ser uma grande fonte inspiradora para que novas ideias brotem em você. Estar sozinho não é se excluir do mundo. È ter uma visão mais abrangente do mundo que existe dentro de nós e de nossa conexão com o mundo externo ao nosso corpo.
Autora do
texto: BRUNA RAFAELE
Consultora, escritora e professora. Mentora (FGV) e Mestre em Estudos da Linguagem (PUC-Rio), atua dando consultas e fazendo workshop sobre desenvolvimento pessoal e profissional.http://www.brunarafaele.com.br/
0 comentários:
Postar um comentário